This movie requires Flash Player 9

Luciano garante que haverá transporte escolar no Minha Casa Minha Vida

Posted by camila | Conquista,Mandato,Política | sexta-feira 27 fevereiro 2015 13:23

O vereador assegurou ainda que “o governo vai garantir, como sempre fez, o transporte desses alunos. Também já existe previsão de construção de unidades escolares vizinhas às unidades do Minha Casa Minha Vida”.

O Líder do Governo na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), Luciano Gomes (PR), durante a sua fala na Sessão Ordinária desta sexta-feira (27), explicou que o transporte de alunos moradores dos empreendimentos do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, não é obrigatório, mas que, apesar da não obrigatoriedade, o Governo Municipal tem garantido esse transporte para esses alunos.

O vereador assegurou ainda que “o governo vai garantir, como sempre fez, o transporte desses alunos. Também já existe previsão de construção de unidades escolares vizinhas às unidades do minha casa minha vida”.

Luciano Gomes fez questão de comentar, como parceiro do Governo do Estado, a paralisação dos terceirizados da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Segundo o parlamentar, que afirmou não estar simplesmente defendendo o Governo, segundo ele, as empresas que prestam serviços ao Governo do Estado precisam se preparar melhor para cumprir os contratos assinados com o Governo, para que possam honrar o pagamento dos salários dos funcionários. Luciano ainda defendeu que o Governo Rui Costa fiscalize melhor essas empresas para que haja garantia de que elas irão pagar em dia os salários dos terceirizados que fecharam os portões da Uesb ontem (26), para reivindicar o pagamento de seus salários.

Luciano Gomes critica fala de presidente de associação

Posted by camila | Política,Regional | quinta-feira 26 fevereiro 2015 12:04

Vereador questiona demandas apresentadas na Tribuna Livre pelo assessor do parlamentar Andreson Ribeiro (PCdoB)

Na sessão desta quarta-feira, 25, o vereador Luciano Gomes (PR) criticou duramente a fala do presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais e Moradores dos Loteamentos Chácaras do Guarani, Mirassol e Vivenda Vale das Flores, Tiago Pinheiro, que usou a Tribuna Livre para comentar a situação do cemitério da região da Lagoa das Flores e a possível implantação de outro na região do Choça.

Gomes ressaltou que Pinheiro é também assessor do vereador Andreson Ribeiro (PCdoB), a quem também teceu críticas, e que as demandas apresentadas por ele são de responsabilidade da pasta governada pelo mesmo partido do vereador, o PCdoB, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos sob o comando de Elvio Dourado. “Qual é a estratégia de Vossa Excelência (Andreson Ribeiro) em fomentar o seu assessor para vir aqui falar do governo, sobretudo sobre uma pasta que é comandada por vocês”, questionou.

O vereador também destacou a situação da zona rural. “Eu quero dizer que a zona rural está sendo muito bem assistida”, falando sobre as críticas à gestão municipal e os danos causados nas estradas em decorrência das chuvas. Segundo o vereador, o Governo Municipal é comprometido e irá recuperar essas estradas danificadas.

Ele retornou ainda ao tema Esaú Matos. Segundo ele, “tem aqueles que querem destruir o Esaú Matos, eu não sei por quê?”, falando sobre as denúncias envolvendo o hospital. Ele ratificou a importância e qualidade da instituição. O edil também retrucou a fala do vereador Arlindo Rebouças (PROS): “Os pagamentos do Esaú Matos são feitos rigorosamente dentro da lei e todos os fornecedores estão sendo pagos também dentro da lei”, esclareceu. Luciano Gomes disse que faz ”parte daqueles que querem ver o serviço público de qualidade, que tem compromisso com a verdade, que querem ver o Esaú Matos funcionando bem”. O edil também defendeu a gestão municipal, afirmando que o compromisso do prefeito Guilherme Menezes com o Esaú é o mesmo de sua primeira gestão, na década de 1990, e que à vista de qualquer problema, a gestão prontamente se articula para solucionar.

Luciano ressalta a responsabilidade dos políticos com a verdade

Posted by camila | Conquista,Mandato | segunda-feira 23 fevereiro 2015 11:59
Ele parabenizou a Mesa Diretora pelos “convidados qualificados”. Garantiu ainda, que o Governo prestou todos os esclarecimentos possíveis.

O Líder do Governo na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), Luciano Gomes (PT), começou seu discuso na manhã dessa sexta-feira, 20, na Sessão Especial que discutiu a situação do Esaú Matos, lembrando que “os políticos tem uma grande responsabilidade com a verdade. “Temos o dever de ser verdadeiros”.

Ele parabenizou ainda, a Mesa Diretora pelos “convidados qualificados”. Garantiu ainda, que o Governo prestou todos os esclarecimentos possíveis.

Gomes, se emocionou com a fala da filha de Jaqueline, que faleceu após das a luz no hospital Esaú Matos, mas disse que “o hospital continua sendo referência. As mortes entristece as pessoas. As denuncias precisam ser apuradas e o compromisso do governo é com a verdade”. – concluiu.

O edil defendeu a Secretária de Saúde e o Pe. Edilberto, ressaltando a importância dos trabalhos desenvolvidos e pediu que o Esaú continuasse sendo defendido, por que “a sua imagem não pode ser destruída por alguns fatos negativos que aconteceram”.

Por fim, ele convidou duas senhoras, Ana Carolina e Raquel, que estavam presentes na sessão, a permanecerem de pé. Segundo o vereador, as duas foram bem atendidas no hospital Esaú Matos, mas não conseguiram se inscrever, para relatar a experiência, durante a sessão especial.

Luciano Gomes anuncia pré-agenda de reunião com Executivo

Posted by camila | Conquista,Mandato,Política | quarta-feira 11 fevereiro 2015 14:45

Segundo o vereador, após o carnaval Prefeitura deve discutir execução de emendas.

O vereador Luciano Gomes (PR), Líder do Governo, iniciou seu discurso na sessão da manhã dessa quarta-feira, 11, se solidarizando com o ex-vereador ViVi Mendes que perdeu um filho em decorrência de um infarto fulminante.

Sobre as emendas parlamentares cobradas pelos vereadores durante toda a sessão, Luciano afirmou que “embora o orçamento não seja impositivo, o prefeito Guilherme Menezes tem como característica cumprir os seus compromissos, inclusive, foram várias emendas realizadas”.

O parlamentar afirmou ainda que, em conversa com o prefeito Guilherme Menezes, foi pré-agenda, para logo depois do carnaval, uma reunião “para que possamos discutir essas emendas com todos os secretários do governo”. Segundo o vereador, a reunião aconteceria antes, “mas com os debates que dominaram essa Casa, nós tivemos outras prioridades”.

O Líder do Governo destacou também, que a gestão municipal tem cumprido seus compromissos, apesar da não existência de um orçamento impositivo e encerrou seu discurso dizendo que “Vitória da Conquista é um canteiro de obras e nós ficamos satisfeitos”.

Lider do governo na Câmara promove reunião com representantes do Esaú Matos e Prefeitura

Posted by camila | Conquista,Política | quarta-feira 11 fevereiro 2015 11:59

Reunião discutiu problemas no hospital relatados por alguns parlamentares nas últimas sessões e também divulgados pela imprensa

Na manhã desta terça-feira, 10, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), por meio do Líder do Governo, Luciano Gomes (PR), realizou uma reunião entre parlamentares e a equipe da Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), que administra o Hospital Esaú Matos, representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da Prefeitura Municipal para conversar sobre problemas no hospital, relatados por alguns parlamentares nas últimas sessões e também divulgados pela imprensa.

Participaram da reunião os vereadores Álvaro Pithon (DEM), Cícero Custódio (PV), Irma Lemos (PTB), Lúcia Rocha (DEM), Luciano Gomes (PR), Professor Cori (PT) e Ricardo Babão (PSL); o diretor-presidente da FSVC, padre Edilberto Amorim, a secretária municipal de Saúde, Márcia Viviane, a procuradora geral do município, Luana Andrade, a coordenadora administrativa do Hospital Esaú Matos, Érica Marques, a subsecretária de Saúde, Mônica Achy, a assessora do Hospital Esaú Matos, Karine Brito, a médica auditora do Hospital Esaú Matos, Rosa Alves e o auditor André Moraes.

O vereador Luciano Gomes (PR) explicou a convocação da reunião: “Devido a tudo o que aconteceu durante essa semana no Hospital Esaú Matos, que é referência para o nosso município e região, nós promovemos essa reunião com os representantes do Governo e o diretor do hospital justamente para esclarecer o que realmente aconteceu e como podemos melhorar. Esse é o nosso papel”.

Crise pontual – Os representantes da prefeitura e do hospital admitiram que estão enfrentando dificuldades especificamente na área de obstetrícia, mas que providências estão sendo tomadas, sobretudo referente ao número de médicos. “O hospital está funcionando”, detalhou a secretária de Saúde do município, Márcia Viviane. Ela informou, por exemplo, que a equipe obstétrica foi ampliada, passou a contar com 10 médicos obstetras, antes eram 6, e que os plantões 24h permanecem normais. Toda a equipe foi unânime em relatar a escassez de obstetras no mercado, situação que dificulta a composição do quadro do Esaú. Nesse sentido, o vereador Professor Cori (PT) sugeriu o estabelecimento de uma cooperação técnica entre o município e o Estado, no sentido deste ceder médicos ao município. Viviane informou que já existe uma parceria informal e solidária com o Hospital Geral que vem auxiliando o Esaú e que a prefeitura está negociando com a Secretaria Estadual de Saúde uma cooperação formal.

Segundo o vereador Cícero Custódio (PV), esse problema é reflexo da defasagem dos preços praticados pela Tabela de Procedimentos do SUS que torna o trabalho em hospitais públicos financeiramente pouco atrativo para os médicos. Apontando o mesmo problema na tabela, o vereador Álvaro Pithon (DEM) afirmou que a solução depende unicamente do ministro da Saúde que, segundo Pithon, pode fazer reajustes na Tabela, e ressaltou que o Governo Federal realizou cortes orçamentários na área.

O vereador Ricardo Babão (PSL) destacou a credibilidade do Esaú que, segundo ele, é referência  no estado. Ele elogiou a gestão da saúde municipal e disse sempre acompanhar a rotina do hospital, nunca tendo identificado críticas, somente elogios, e acredita que os problemas apontados serão superados, sem prejuízo para a população. A vereadora Lúcia Rocha (DEM) também ressaltou a relevância dos serviços prestados pelo Esaú e alertou para a necessidade de observar a situação dos demais hospitais públicos.

Outra questão abordada foi a saturação da rede municipal de saúde. Segundo a Secretaria de Saúde, apesar de possuir uma população de cerca de 340 mil habitantes, Vitória da Conquista registrou em sua base do Sistema Único de Saúde mais de 600 mil cadastros, ou seja, esse excedente representa pessoas que declararam residir no município, muitas vezes usando o artifício do comprovante de residência falso. Por ser pólo regional e contar com uma rede de assistência maior, Conquista acaba atraindo moradores de outras cidades em busca de atendimento médico. O problema, segundo a equipe da secretaria, é que o orçamento da cidade para a saúde não dá conta desse excedente e que também se trata de uma obrigação das prefeituras desses munícipes. A secretária Viviane informou que o “Esaú é mantido, em dois terços, com recursos do tesouro municipal” e que a prefeitura investe 24% de seu orçamento na saúde, volume maior que os 15% obrigatórios.

Balanço - Para Márcia Viviane a reunião foi “bem positiva e oportuna. Era o momento do Legislativo, juntamente com o Executivo, fazer os esclarecimentos necessários sobre a atual reestrutura administrativa do Hospital Esaú Matos, considerando que nós precisamos andar em conjunto”. Ela informou que um relatório geral sobre o hospital será encaminhado aos vereadores. O relatório “envolve não só o aspecto da especialidade obstetrícia, mas todo o serviço que é ofertado pelo Hospital Esaú Matos e a gestão vai preparar todas as informações o mais rápido possível”, finalizou.

Para o diretor-presidente da Fundação de Saúde, padre Edilberto Amorim, a reunião foi muito proveitosa devido ao seu caráter esclarecedor. O administrador também fez questão de parabenizar a CMVC pela iniciativa. “Hoje para nós da Fundação de Saúde de Vitória da Conquista e para toda a sociedade de Vitória da Conquista foi um momento muito oportuno porque nós tivemos a oportunidade de esclarecer e trazer à tona algumas coisas. Eu quero parabenizar a Câmara por essa iniciativa. Isso é um ponto muito positivo, eu espero que outras reuniões como essa possam acontecer cada vez mais aqui dentro da Câmara de Vereadores”, disse Amorim.

Luciano Gomes lembrou que no próximo dia 20 a CMVC realizará uma Sessão Especial para voltar a discutir esse tema e que antes uma comissão de parlamentares deve visitar o hospital.

Luciano Gomes diz que o hospital Esaú Matos trabalha pra salvar vidas

Posted by camila | Conquista,Política | segunda-feira 9 fevereiro 2015 17:18

Luciano Gomes diz que o hospital Esaú Matos trabalha pra salvar vidas

por: Ascom – Câmara em 09/02/2015 as 11:25 hs

Luciano Gomes (PR) destacou que o hospital Esaú Matos trabalha para salvar vidas e que, quando o contrário acontece, é muito triste. O líder do Governo ainda solicitou a formação de uma comissão para realizar uma visita ao hospital na próxima quinta-feira, 12.

Durante a sua fala na Sessão Ordinária desta segunda-feira, 9, o vereador Líder do Governo na Câmara, Luciano Gomes (PR), destacou que o hospital Esaú Matos trabalha para salvar vidas e que, quando o contrário acontece, é muito triste. O Líder do Governo afirmou que o Governo Municipal também se entristece com as mortes registradas.

Luciano garantiu que o Esaú Matos continua trabalhando em busca do salvamento de vidas e lamentou o pedido de demissão do médico Dr. Ary Pires, que ocupava a função de diretor técnico do hospital. O Parlamentar informou que “a criança que faleceu no Hospital Esaú Matos, às 6h45 de domingo, foi uma criança que veio com expulsão de feto do município de Itambé e já estava morta, segundo o laudo, de um a dois dias”.

Gomes confirmou que houve problemas no Esaú Matos por falta de médico e informou que a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista já está trabalhando para contratar um outro profissional.

O líder do Governo ainda solicitou a formação de uma comissão para realizar uma visita ao hospital Esaú Matos na próxima quinta-feira, 12, em horário a ser agendado com a secretária de Saúde.

Luciano Gomes também lamentou as mortes de seu Toninho e de Codó e se solidarizou com as famílias enlutadas. Gomes registrou e parabenizou ainda a vereadora Irma Lemos (PTB) que fez a indicação da quadra na Lagoa de Jose Luiz, inaugurada no último domingo, 8.

Luciano Gomes agradece confiança do prefeito

Posted by camila | Conquista,Mandato,Política | sexta-feira 6 fevereiro 2015 13:40

O Líder do Governo, Luciano Gomes (PR), agradeceu ao prefeito Guilherme Menezes pela confiança de escolhê-lo como líder do Governo na Câmara Municipal de Vitória da Conquista

 Durante a sua fala na Sessão Ordinária desta sexta-feira, 6, o Líder do Governo na Câmara, Luciano Gomes (PR), agradeceu ao prefeito Guilherme Menezes pela confiança de escolhê-lo como líder do Governo na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC). “É uma honra”, disse Gomes, que também afirmou que sua condução será pautada pela grandeza de Vitória da Conquista, e que vai procurar fazer com que todos tenham acesso ao governo, mantendo o diálogo que sempre houve com a CMVC.

Luciano parabenizou o vereador Professor Cori (PT) por destacar em sua fala o artigo do membro da Academia de Letras da Bahia, Ruy espinheira Filho, em que o escritor parabeniza Vitória da Conquista pela grade de atrações Natal da Cidade. “Isso nos dá orgulho de morar nessa cidade”, disse Luciano Gomes.

Em resposta ao que foi dito pelo vereador Líder da Oposição, Arlindo Rebouças (PROS), o Líder do Governo disse que os serviços do Hospital Esaú Matos são inegáveis. “O hospital dá a todos um atendimento de excelência”, afirmou Luciano Gomes, que convidou os vereadores a realizarem uma visita ao hospital para conferir como os atendimentos são realizados.

Câmara dá início às sessões Legislativas de 2015

Posted by camila | Conquista,Política | sexta-feira 6 fevereiro 2015 13:37

Com a presença do Prefeito Municipal e representantes da sociedade civil, a câmara abre os trabalhos Legislativos de 2015.

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) iniciou os trabalhos legislativos do ano de 2015 em sessão realizada na manhã de hoje, 4, na qual o presidente da Casa e o prefeito apresentaram novas propostas e fizeram um breve balanço das atividades realizadas pelo  Legislativo e o Executivo.

O presidente da CMVC, Gilzete Moreira (PSB), realizou o discurso na abertura abordando a questão da falta de credibilidade de toda a classe política e apresentou propostas de trabalho da nova Mesa para o atual biênio (2015-2016).

O parlamentar explicou que as funções da CMVC são legislativas, “com a proposição de leis, consequente análise e posterior votação, dentre outras coisas”, e fiscalizadora, “o que é determinado pelo artigo 31 da Constituição Federal e é bom que fique claro que fiscalizar o município não significa fazer oposição ao prefeito; afinal, nada pode contribuir mais para uma boa gestão do que as orientações e o acompanhamento dos órgãos de fiscalização e controle”, ressaltou.

Finalizou suas ideias apresentando quatro propostas que visam aproximar a CMVC da população: “projetos Vereador Mirim e Parlamento Jovem, que vai trazer os jovens e as crianças para vivenciar a dinâmica da Câmara de Vereadores; Programa Fala Cidadão, que terá um formato parecido com o antigo Programa Livre do Serginho Groisman, no intuito de levar as autoridades para debater com a população com transmissão ao vivo por rádio e internet; Projeto Câmara Cidadania e Ação Social que tem por objetivo oferecer nos bairros ações de saúde, beleza e lazer; Titulo Emérito Conquistense para honrar os conquistenses que prestaram relevantes serviços a nossa cidade”.

O prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes (PT), participou da sessão e ressaltou a importância desse momento para a comunidade. “Este é um momento em que o Governo Municipal destaca alguns pontos sobre sua participação no desenvolvimento que nossa cidade vem alcançando, em ritmo acelerado, tanto no campo econômico quanto social, de forma planejada, com ações e obras que buscam atender as demandas dos nossos munícipes”, afirmou.

Após relacionar os trabalhos da Prefeitura para o município, o prefeito encerrou seu discurso afirmando que “são muitas as ações e obras já realizadas, com a fundamental participação desta Casa e das organizações sociais, e muitas boas perspectivas para este ano de 2015, que, certamente, encontrarão ambiente favorável na relação construtiva entre o Poder Executivo e este Poder Legislativo, como prescreve a própria Constituição do Brasil”.

Além dos 21 vereadores, secretários e coordenadores municipais, e diversos seguimentos da sociedade estiveram presentes na solenidade. Edgar Larry, representante de Conselho Municipal de Educação, destacou a importância do evento para a população: “Estamos aqui com a certeza de que a Câmara de Vereadores vai contribuir muito na área educacional”.

O Major Comandante Selmo, da 78º CIPM, desejou “que o trabalho dos vereadores continue sendo realizado de forma plena e que no ano de 2015 eles possam fazer ainda mais, mesmo sabendo das inúmeras dificuldades que serão encontradas pelo caminho”.

Os discursos do presidente da CMVC, Gilzete Moreira (PSB) e do prefeito Municipal, Guilherme Menezes (PT), podem ser conferidos na íntegra clicando nos links abaixo:

Presidente da CMVC – Gilzete Moreira

Prefeito Municipal – Guilherme Menezes

Governo Municipal recebe o Vereador Luciano Gomes

Posted by camila | Conquista,Mandato | terça-feira 27 janeiro 2015 15:54

O prefeito Guilherme Menezes recebeu, na manhã desta terça-feira, 27, o vereador Luciano Gomes. Durante o encontro foram discutidas demandas pertinentes à zona rural de Vitória da Conquista – uma das mais extensas da Bahia e da região nordeste do Brasil, reunindo 11 distritos rurais e cerca de 300 povoados – relacionadas às áreas da educação, saúde, entre outros. Na oportunidade, estiveram presentes os secretários municipais de Educação, Valdemir Dias; de Saúde, Márcia Viviane de Araújo; e de Agricultura, Odir Freire.

“Hoje em dia, graças às ações conjuntas dos poderes públicos, temos uma zona rural desenvolvida, inclusive com sinal de internet em alguns pontos, o que proporciona avanços nos diversos setores como a educação”, afirmou o prefeito Guilherme Menezes.

Para o vereador Luciano Gomes, a zona rural está avançando em consonância com o desenvolvimento do município. “Costumo dizer que estamos alcançando muitas conquistas através do diálogo aberto entre os poderes Legislativo e Executivo, e com as comunidades que sempre têm nos apoiado e acredito no nosso trabalho”, disse o vereador.

Também participou da reunião o representante da comunidade da Limeira, Maycon Santos.

O Vereador Luciano Gomes acompa dos líderes comunitários da região de Limeira

Posted by camila | Mandato,Zona Rural - Conquista | quarta-feira 21 janeiro 2015 16:35

O Vereador Luciano Gomes acompanhou na ultima semana, lideres comunitários da região de Limeira , em reunião com o Gerente da Coelba. O encontro  teve o objetivo solicitar a realizaçã0 de alguns serviços, principalmente a ligação da rede elétrica do Sistema de água da Baixa da Limeira e Povoado Espírito Santo que dependem apenas desse procedimento para começarem a funcionar.

10525865_792020124199142_796841649823938006_n 10933950_792014594199695_127331187040476017_n

 

Próxima Página »